TURISMO

PRAIAS DE BÚZIOS - TEM SEMPRE UMA COM A SUA CARA.

Setembro 05, 2022

O destino você acertou em cheio: Búzios recebe os visitantes de braços abertos (e com o céu aberto também! A cidade tem um clima maravilhoso praticamente o ano todo!).  Agora, o próximo passo é decidir em qual praia ir entre as inúmeras opções que se espalham pela península.  A sugestão é ir descobrindo o paraíso aos poucos. Vamos nessa?


Praia Rasa, Baía Formosa e Manguinhos. É chegar e se apaixonar.

As praias “da chegada” para quem vem de carro são um presente para os olhos: lindas e tranquilas, perfeitas para quem não quer muito agito e está hospedado nas casas da orla ou nos excelentes hotéis e pousadas da região.  A Rasa é uma ótima pedida para quem gosta de fazer caminhada ou praticar esportes à vela. Para crianças também é bem confortável por ter a água menos fria e mais... rasa!  A Baía Formosa continua com a mesma pegada: muita natureza e tranquilidade, desde que não se espere muita estrutura de turismo (quiosques, por exemplo). Na continuação, fica Manguinhos, onde a partir de certo ponto os barcos participam da paisagem, assim como o pier que dá vista para um lindo por do sol. Ao lado, fica o Porto da Barra, um estiloso centro de gastronomia e compras. Busque o post sobre ele aqui no site!

Praia da Tartaruga – Natureza e conforto no mesmo lugar

Inaugurando a segunda baía da península, lá está ela: a praia da Tartaruga! Ali, há várias características que agradam os turistas: mar com águas menos frias, estrutura para alimentação e serviço de praia e também a chance de dar de cara com aquele simpático ser que dá nome à praia! Isso mesmo, são vários os relatos de quem avistou uma. Mas já avisamos que é bem concorrida e para aproveitar mesmo, melhor chegar cedo e se programar para o que você vai querer curtir. Esportes como mergulho, SUP (Stand Up Paddle) e caiaque fazem sucesso.

Bardot, Ossos e outras histórias.

Os recortes do litoral buziano , como já falamos, vão revelando as surpresas. E no contorno  formado pelas praias do Canto e da Armação  fica a Orla Bardot, onde estão restaurantes e hotéis icônicos, como o Casas Brancas, e as paisagens super instagramáveis. Não são praias procuradas para o banho, mas elas acabam contando muito da história do lugar. As personalidades que passaram por ali, os receptivos que funcionam desde a década de 70, os meios de produção, etc. Aliás, vale dizer que o nome completo da cidade é Armação de Búzios e esse termo – armação – está relacionado à construção de uma pequena fábrica de beneficiamento de óleo de baleia, que já participou da economia local. Quanto à Praia dos Ossos, que já foi manchete das páginas policiais no passado, hoje é um local relax, com a igreja de Sant’Anna como testemunha de suas águas tranquilas. 
 

Azeda e Azedinha –  Piscinas naturais, aí vou eu.

Para quem está hospedado na região do centro, perto da famosa Rua das Pedras, por exemplo, é um pulo para chegar até lá. O acesso é por uma escada e a vista é sensacional. A Azeda é boa para curtir com a família, mergulhar nas águas calmas, ah, e tem algumas barraquinhas e ambulantes também. A Azedinha, que tem acesso por um pequeno caminho acima das pedras, 
forma uma piscina natural quando a maré enche. Pequena em extensão, mas super charmosa. 
 

Gostando de conhecer as praias de Búzios? Então vamos seguir na trilha porque ainda tem muita praia bonita pra conhecer! 

João Fernandes e João Fernandinho – Em família.

Na última baía da face Norte da península está uma praia muito procurada,  especialmente aos fins de semana, feriados e férias. Não é por acaso. Além de muito bonita, com águas calmas e opções de atividades para toda a família, a João Fernandes  também tem opções para os petiscos e o almoço. Dá para passar o dia todo. A João Fernandinho (sim, várias praias de Búzios têm a sua “mini me!”)  fica a uma pequena caminhada da primeira e é muito mais tranquilinha. Vale a visita.

Brava e estilosa
 
Quando chegamos à Praia Brava dá para sentir um gostinho de verão europeu. A forma de acesso à praia, por meio de uma pequena escarpa, e a presença de restaurantes, pousadas e condomínios sofisticados, além de um beach club de primeira, completam a atmosfera.  Os surfistas gostam das ondas e quem quer conforto e exclusividade, pode se hospeda por ali. Ah, nem precisa dizer que de qualquer lugar que venha o clique, sai uma foto profissional. E sem filtro!

Praia do Forno, Praia da Foca – Visual Privilegiado

Muitas pedras, pouca areia e um visual hipnotizante são as características dessas duas praias. A do Forno tem a areia bem avermelhada, daí o nome. Quanto à da Foca, dizem que é porque há visitas dessa espécie marinha nas correntes de águas frias que passam por ali.  Para ver a paisagem fascinante de outro ângulo, vale uma parada no mirante do Forno. 

Geribá
É uma das mais extensas e traz duas experiências diferentes: no lado esquerdo é um pouco mais calma e tem boa estrutura com vários quiosques e restaurantes para petiscar. Já se programe para parar o carro perto desses locais se quer garantir mais conforto. Do lado direito é a área preferida dos surfistas com altas ondas e uma paisagem no mais puro estilo Endless Summer. Agito? Tem também, como no Beach Club Fishbone que serve drinks e tem DJs e shows dependendo da época do ano.