TURISMO

AÇÃO, MOVIMENTO E INCRÍVEIS PAISAGENS. PRATICAR ESPORTES EM BÚZIOS É ASSIM!

Setembro 05, 2022

A melhor forma de fazer esporte é quando ele está totalmente integrado com a natureza. Pelo menos para quem vai a Búzios essa máxima faz muito sentido. Primeiro porque há várias opções de práticas. Segundo, porque o clima é perfeito, com muitos dias de sol e múltiplas possibilidades pela terra, água e ar! Bora conferir?
 
Surf. Pura emoção

A praia de Geribá é perfeita para quem é amigo das pranchas de surf e de bodybord. Inclusive, vários campeonatos acontecem por lá, sejam amadores ou profissionais. Quem quer aprender também é muito bem-vindo no local: há escolas para os iniciantes na modalidade, incluindo crianças. Se há outros locais para a prática desse esporte em Búzios? Com certeza! Uma península como essa sempre tem mais do que uma opção para quem ama o mar. É o caso de Praia Brava e Tucuns, que também entram na lista.
 
Stand up paddle. Só no flow.
 

Ficar em pé em cima de uma prancha tem o seu valor também em águas calmas! Faz super bem para o corpo e é uma verdadeira higiene mental. Os praticantes do Stand up paddle ou SUP, que o digam. O remo é um aliado para conseguir fluir sobre as águas, mas claro que é preciso que não haja muitas ondas para que a prática seja agradável. O SUP nasceu no Havaí e era uma forma de contemplar, ensinar ou fotografar o surf. Hoje ele é puro protagonismo no litoral brasileiro! As praias mais adequadas para o esporte são João Fernandes e Ferradura, mas também João Fernandinho, Ferradurinha, Tartaruga e a parte mais calma de Geribá.


Bons ventos para o Windsurf

A sensação de liberdade é indescritível para quem pratica esse esporte que, embora exija técnica, não é difícil de ser aprendido. Para levantar a vela, dizem, é preciso mais jeito do que força!  Claro que há formas e formas de praticar, inclusive em praias com ondas, de forma radical.  Em Búzios, as preferidas pelos windsurfistas são Ferradura, Ferradurinha e Geribá. Rasa e Manguinhos também entram na top list dos praticantes. 
 
Caiaque. Diversão para todos
 

As fábulas dos esquimós já contavam desse simpático meio de transporte marítimo, que servia também para a pesca. Em Búzios, o esporte faz sucesso e praticantes de todas as idades se divertem nas águas calmas de João Fernandes, João Fernandinho, Ferradura, Ferradurinha e Tartaruga. É muito fácil de alugar um e o grau de dificuldade é leve. Ainda assim, no mar toda a atenção é pouca, então especial atenção às crianças. 
 

Ir a fundo
 

As águas de Búzios são claras e convidativas. Muitas espécies de peixes, além da rica flora submersa estão lá para serem vistas e apreciadas. Os melhores pontos para a prática do mergulho são a Azeda, Azedinha, João Fernandes e João Fernandinho, praia do Forno e Amores.  A menos que você já seja craque no mergulho, conte com as empresas especializadas na prática.


Velejar é viver
 

Armação dos Búzios obviamente tem muitos clubes de vela, além de marinas espalhadas pela península. Inclusive, os passeios de barco trazem novos tons à experiência de vir à cidade. Então seja num barco próprio, seja por meio das empresas que oferecem passeios, vale a pena içar velas e se lançar. Em Manguinhos e Ferradura, são sempre avistadas as embarcações e há campeonatos periódicos ao longo do ano.  

 

Pé na trilha
 

A Serra das Emerências, em Búzios, é famosa por estar em uma área de preservação e ter opções de trilhas incríveis. Mas atenção: para ser um passeio seguro e prazeroso, conte sempre com um guia que conhece bem os caminhos. Você vai ser informado dos graus de dificuldades e ter suporte no percurso. Outra trilha bem conhecida e fácil de fazer é a da Ponta do Pai Vitório que garante uma vista espetacular. 

 

No ar: Kitesurf!
 

Esse esporte que tem no equipamento uma prancha e uma pipa movida pelos ventos é pura adrenalina! Na praia Rasa e em Manguinhos, várias turmas de praticantes se reúnem para a prática, especialmente quando os ventos estão favoráveis. Dizem que é viciante (e a gente acredita!).
 

Parapente à vista!
 

Essa modalidade está dentro do segmento “voo livre” é, sem dúvida, um esporte radical que exige muito preparo e técnica.  Em Búzios, os praticantes saltam da Serra das Emerências, sendo o acesso à rampa pela Praia de José Gonçalves.  Ah, pra quem não sabe, parapente e paraglider são sinônimos.